sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Bússula da vida





Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam. João 5:39.
Não basta estudar a Bíblia como se estudam outros livros. A fim de que ela seja entendida de modo a salvar-nos, o Espírito Santo tem de tocar o coração do indagador. O mesmo Espírito que inspirou a Palavra deve inspirar o leitor da Palavra. Então se ouvirá a voz do Céu. “Tua palavra, ó Deus, é a verdade”, será a linguagem do coração.
A mera leitura da Palavra não logrará o resultado desejado pelo Céu; tem de ser estudada e acariciada no coração. O conhecimento de Deus não é alcançado sem esforço mental. Devemos estudar diligentemente a Bíblia, pedindo a Deus o auxílio do Espírito Santo, a fim de que Lhe compreendamos a Palavra. Devemos tomar um versículo e concentrar a mente na tarefa de descobrir o pensamento que Deus colocou para nós nesse versículo. Devemos demorar-nos nesse pensamento, até que se torne nosso e nós saibamos “o que diz o Senhor”.
Pouco benefício se deriva de uma leitura apressada da Bíblia. Pode-se ler a Bíblia inteira, e no entanto deixar de ver sua beleza, ou compreender seu sentido profundo e oculto. Uma só passagem estudada até que seu sentido seja claro à mente, e seja evidente sua relação com o plano da salvação, é de maior valor do que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista um propósito definido, e sem alcançar uma instrução positiva. Tende convosco vossa Bíblia. Quando tiverdes oportunidade, lede-a; fixai na memória os textos. Mesmo quando estais andando na rua, podereis ler uma passagem e meditar sobre ela, retendo-a assim na memória.
Tempos que hão de pôr à prova o caráter dos homens estão justamente à nossa frente, e os que são fracos na fé não subsistirão à prova daqueles dias de perigo. As grandes verdades da revelação devem ser estudadas cuidadosamente, pois todos nós necessitamos de um inteligente conhecimento da Palavra de Deus. Mediante o estudo da Bíblia e a diária comunhão com Jesus havemos de alcançar bem definidas idéias da responsabilidade individual e da força necessárias para resistir no dia da prova e tentação. Aquele cuja vida se acha unida a Cristo por elos ocultos será guardado pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação.


Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 139.